Era 1891, uma época que carroças e cavalos ainda eram os meios de locomoção que disputavam as vias urbanas das cidades brasileiras, quando chegou ao porto de Santos um navio que trazia da França uma encomenda muito especial: um Peugeot Type 3 Vis-a-Vis, ou Peugeot Voiturette, o primeiro carro que rodaria nas ruas do Brasil.

O automóvel importado, que alcançava 18km/h com seu motor Daimler movido a gasolina, tinha sido encomendado ilustríssimo Alberto Santos Dumont, que na época, com 18 anos, ainda não era o pai da aviação, mas já era um grande cientista e inventor, neste momento torna-se o proprietário do primeiro carro no Brasil. 

No entanto, a decisão de Santos Dumont de adquirir um veículo automotivo, não teria sido motivada pela vantagem de dirigir algo mais potente que uma carroça, o que o realmente estimulou a importar um carro foi a mais pura curiosidade científica, ele queria estudar essa tal nova máquina que já era uma febre em Paris.

E quando será que este Peugeot foi visto pela primeira vez nas ruas de São Paulo? Só quando Dumont passou a propriedade do carro ao seu irmão. 

Henrique Santos Dumont, também foi o primeiro brasileiro a reclamar tanto do imposto que teria que ser pago pela posse de um automóvel, quanto pelas sucessivas manutenções que ele precisou fazer em seu carro, por causa das condições dos calçamentos. 

Ao final, a reclamação foi negada e a licença do veículo foi cassada por que Henrique se negou a pagar o imposto do carro. O Peugeot Voiturette da família Santos Dumont foi guardado e nunca mais foi visto nas ruas.

_

A história guarda muitas surpresas, mas não é sempre que as surpresas são bem vindas, principalmente quando se trata de alugar um carro, não é? 

Na Referência Rent a Car você pode confiar, não há surpresas: a locação é descomplicada e transparente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *