Pequeno, no entanto com capacidade de transportar até 5 pessoas, o Fusca não só atraiu os consumidores de automóveis brasileiros por causa de design singular mas, também, pela sua alta resistência mecânica e pelo seu econômico motor traseiro refrigerado a ar. Tanto que, desde 1950 já rodavam no Brasil alguns exemplares do Volkswagen Sedan (nome original do Fusca) que chegavam desmontados e eram montados pela Brasmotor.

A Febre do Fusca foi tamanha que durou só 3 anos para a própria Volkswagen vir ao Brasil montar seus carros. Na verdade, neste período, oficialmente, ele ainda era o Volkswagen Sedan, mas já começava a ganhar vários apelidos pelo Brasil inteiro como besouro, baratinha, fuca, fuque e, o apelido que lhe deu o nome oficial e atual do carro, Fusca. 

Então, em janeiro de 1959, a Volkswagen já estabelecida no Brasil iniciou a produção do primeiro Fusca brasileiro. Mais da metade deste primeiro modelo era composto por peças nacionais, o que atingia o grau de nacionalização prevista pela lei na época. Em 1962 o carro já era líder em vendas e em menos de 10 anos a Volkswagen já comemorava por ter atingido 1 milhão de Fuscas vendidos em terras tupiniquim. 

O Fusca foi um sucesso no Brasil, passou 24 anos no pódio de carro mais vendido no país e, em 1986, quando sua trajetória foi interrompida, a Volkswagen já havia fabricado 3,3 milhões de unidades do veículo. No entanto, este não foi o fim do Fusca, sua fabricação foi retomada com um motor movido a etanol, a pedido do Presidente Itamar Franco, em 1993. Tal regresso durou muito pouco, só até 1996, pois seu prestígio já havia passado e a concorrência do Fusca era muito mais moderna e com preços bastante competitivos.

O Fusca, então, passa a ser fabricado no México mas, em 2003, a Volkswagen suspendeu de vez a produção do veículo. Após isso, surgiram releituras como o New Beetle (1998) e uma versão atualizada do Fusca (2012). 

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O Fusca teve seus anos de glória no Brasil, mas não é o atual recordista de vendas, você sabe qual é carro o mais vendido do Brasil?

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