O final de ano chegou, como ele vem o Natal, o Ano Novo e as tão esperadas férias de verão! E, durante este período, nada como reunir a turma e a família, pegar o carro e cair na estrada, não é? No entanto, os gastos com combustíveis é algo que pode ser um tanto desanimador para quem quer viajar de carro. 

Então, para que a preocupação com o bolso não estrague o clima de união e diversão, saiba quais atitudes tomar para reduzir o consumo de combustíveis durante as suas férias de verão. 

Velocidade 

A economia é certa quando se combina a baixa rotação do motor e a escolha de uma velocidade mediana, isto é, o suficiente para que o motorista não saia perdendo no fator tempo. Um exemplo: há uma diferença de 20% a menos de consumo de combustível ao diminuir a velocidade média da viagem de 120 km/h para 100 km/h.

Além disso, o uso indiscriminado dos freios é um dos fatores que mais desperdiça combustível, portanto, correr e não manter uma determinada velocidade são escolhas ruins que favorecem situações de desvios e frenagens bruscas, encarecendo o uso do carro para o motorista.

Planejamento

Planejamento faz toda a diferença – ô se faz! O planejamento de rotas faz com que o motorista evite de ficar rodando à toa, que é o mesmo que gastar gasolina ou etanol à toa. Sem contar que hoje podemos contar com o auxílio de aplicativos para podermos planejar e ainda salvar os trajetos mais curtos. 

Com o melhor caminho o motorista não só irá rodar menos como também freará menos por conta do trânsito, ou seja, estará economizando no consumo de combustível e evitando um stress desnecessário.

Revisões e manutenções em dia!

Deixar o carro em ordem faz com que o motor trabalhe menos, o que faz com que ele também “beba menos”. Só os pneus murchos, fazem com que o consumo de combustível aumente em mais de 5%.

Por isso, antes de viajar é indicado revisar a injeção eletrônica e os filtros, calibrar os pneus e fazer o alinhamento e balanceamento do carro – ou então, optar por terceirizar todas estas preocupações ao alugar um carro na Referência!

Peso

Um carro com muito peso faz com que o motor trabalhe mais. Então, para o bem da sua economia evite carregar o carro com itens supérfluos. 

Uma boa dica é fazer uma lista de tudo o que for estritamente necessário para a sua viagem!

Ar-condicionado ou janela aberta?

Cada giro do motor é aproveitado não só para dar movimento às rodas do carro mas, também, aos demais acessórios do veículo, como o compressor do ar condicionado, por isso que dirigir com o ar ligado é uma das atitudes que aumenta o consumo de combustível. 

Até velocidade de 100km/h a opção mais econômica para se refrescar é deixar os vidros abertos. Acima de 100km/h a aerodinâmica do carro é atrapalhada pelas janelas abertas, fazendo com que o carro gaste mais em combustível. Ou seja, acima desta velocidade não se sinta culpado em ligar o ar-condicionado para aliviar o calor!

_

Aproveite mais o seu tempo livre do feriado: alugue um carro na Referência e conte com um carro com a revisão e manutenções em dia, suporte 24h e com o tanque cheio! 

Fale com nossos consultores para conhecer os nossos pacotes para o feriado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *