A autonomização dos veículos já não é uma nova ideia, há meio século que cientistas e engenheiros do mundo todo pesquisam e criam novas tecnologias que colaboram para que ela possa sair do papel. Recentemente, este trabalho de décadas tem gerado bons frutos tornando os carros autônomos uma realidade cada vez mais próxima. 

Tem muitas dúvidas sobre o assunto? Então, continue lendo, pois este artigo que preparamos foi feito especialmente para você!

Os benefícios dos carros autônomos.

Com um carro mais inteligente e totalmente autônomo, se locomover ficará mais seguro, mais eficiente e menos estressante. Isso porque ao dispensar a necessidade de um motorista de carne e osso, terceiriza-se as preocupações e responsabilidades à inteligência computadorizada, bem como leva a possibilidade de erros humanos no trânsito a quase 0%, lembrando que são estes erros os maiores responsáveis pelos acidentes. Inclusive, próximo de 0 é o número de acidentes fatais que o relatório divulgado pela Allianz Partners prevê até 2040 com carros autônomos na rua. 

Mas quais são as funções que tornam os veículos autônomos muito mais seguros do que os convencionais? Em primeiro lugar, eles são equipados com uma série de sensores e câmeras que permitem que o veículo tenha uma visão de 360 graus do ambiente ao seu redor, ou seja, o carro é capaz de detectar outros veículos, pedestres, ciclistas e obstáculos com muito mais precisão que um motorista humano. 

Os carros autônomos também estão programados para se comunicarem entre si e com a infraestrutura da cidade para compartilharem informações em tempo real sobre condições de tráfego, acidentes e outros eventos que possam afetar a segurança dos passageiros. E, ainda, são capazes de se adaptar rapidamente às mudanças nas condições de tráfego, como congestionamentos e desvios, reduzindo o tempo de viagem. 

Além disso, eles são programados para seguir rigorosamente as regras de trânsito e têm a capacidade de identificar e corrigir erros de forma muito mais rápida e eficiente do que um motorista humano, reduzindo significativamente o risco de acidentes causados de forma consciente ou inconsciente por nós, humanos.

O grande desafio para as marcas que lançarão carros autônomos.

No futuro, a maioria dos veículos deve ser autônoma, e cabe a nós abraçar a tecnologia e aprender a confiar em nosso guia robotizado. Para ganhar a confiança de todos, as marcas precisarão garantir e provar de forma convincente ao grande público que carros autônomos são realmente seguros. 

Gerar confiança será um grande desafio que exigirá das montadoras não só tecnologia avançada em testes rigorosos, como um grande investimento em estratégias de comunicação que tenham como objetivo informar e educar o público sobre os benefícios e as limitações dessa nova tecnologia.

Será que estamos prontos para esta nova tecnologia?

De acordo com uma pesquisa realizada pela American Automobile Association 68% dos entrevistados nos EUA têm medo de carros autônomos e somente 9% confiam plenamente nesta nova tecnologia. Tais porcentagens não devem variar muito em outros lugares no mundo, afinal, é difícil confiar em algo que não podemos controlar diretamente. 

A ideia de sentar-se ao volante e deixar a condução para um sistema inteligente pode ser assustadora, sentimento muito mais comum do que você imaginava, e muito diferente do que o mercado automobilístico esperava. Entretanto, como com todo e qualquer avanço tecnológico, pode levar algum tempo para se acostumar, um esforço coletivo que, pelos benefícios a longo prazo, valerá muito a pena!

_

Curtiu saber mais sobre o assunto? Compartilhe com os seus amigos que também vão gostar do tópico!

No nosso blog você encontra mais conteúdos sobre carros, aluguel de veículos, dicas para motoristas de aplicativos, mobilidade, curiosidades e dicas em geral. Clique aqui para ler outros artigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *