De capital da lavoura mecanizada a recanto do ecoturismo.

Do que era um porto no meio do caminho de grandes fazendas e centros comerciais, surgiu uma pequena vila. Hoje, Balsas é uma cidade com pouco menos de 100 mil habitantes, que se destaca como um polo agrícola no Maranhão e na região Norte e Nordeste.

Além disso, a cidade fica muito próxima do Parque Nacional da Chapada das Mesas — só há 129 km deste paraíso natural com paisagens fascinantes.

Quer saber mais? Leia a seguir um pouco sobre a história e economia de Balsas, Maranhão, bem como dicas do que fazer na Chapada das Mesas!

Origem de Balsas

A origem da cidade se deu a partir da grande movimentação que ocorria no Porto das Caraíbas, no rio das Balsas.

O porto era passagem às fazendas de Riachão — município que hoje faz divisa com Balsas. Esse vai e vem dos viajantes proporcionou a abertura do primeiro comércio, e depois as primeiras moradias. Isto é, o progresso que o Porto de Caraíbas fez com que surgisse um novo núcleo populacional na região, atraindo comerciantes. Um deles foi o baiano Antônio Ferreira Jacobina, mercador de fumo, que logo viu a importância de liderar o tão próspero povoado.

Em 1892 o povoado tornou-se a Vila Santo Antônio de Balsas, uma homenagem ao seu líder. Pouco tempo depois, em 1918, Santo Antônio de Balsas foi promovida à cidade.

E, no ano de 1943, decretou-se o nome atual do município, Balsas.

Capital da Agricultura e da Lavoura Mecanizada

Desde os anos 90 as lavouras de Balsas vêm se mecanizando. Fato que lhe deu o apelido de Capital da Agricultura e Lavoura Mecanizada, e foi motivo de atrair grandes empresas da agroindústria e, consequentemente, empresas especializadas em logística de grãos.

Hoje, a cidade de Balsas possui o terceiro maior PIB do Maranhão, e é a maior produtora de soja do estado. Além disso, o seu progresso ultrapassa divisas, pois também está entre as maiores potências do agronegócio das regiões Norte e Nordeste.

Ecoturismo na Chapada das Mesas

Encontre em Balsas um recanto do ecoturismo: a Chapada das Mesas.

Além dos seus famosos e colossais platôs, que a nomina como “das mesas”, a chapada possui um complexo de outras formações rochosas, como cavernas, cânions, bem como, piscinas naturais e cachoeiras, tudo isso cercado pelas florestas nativas dos sertões e do bioma cerrado. Confira algumas dicas de roteiro a seguir.

Curte trilhas? Não deixe de fazer a trilha até o topo do Morro do Chapéu.

À procura de um pouco mais de aventura? O trekking até o Morro das Figuras é uma ótima pedida. Ao fazer este passeio você pode se deparar com pinturas rupestres inscritas nas pedras no meio do caminho e, é claro, com uma belíssima vista.

Banho de cachoeira? Ao visitar a Chapada das Mesas não deixe de ir conhecer a Cachoeira do Cocal, a Cachoeira da Prata, a Cachoeira de São Romão, a Cachoeira da Pedra Caída, Cachoeira da Pedra Furada, e as Cachoeiras do Garrote e da Porteira. Além das cachoeiras, dê mergulhos inesquecíveis nos Poços das Estrelas e Juventude, relaxe muito nas águas borbulhantes do Poço Sonrisal, e fique fascinado com as águas azuladas do Poço Azul e do Encanto Azul.

O que não pode faltar no roteiro? Assistir o pôr do sol no Portal das Chapadas apreciando a deslumbrante vista do Morro do Chapéu e da beleza de todo o parque — é uma perfeita pintura!

Ter um veículo à mão descomplica qualquer viagem, não é mesmo?! Então, se você for visitar Balsas, seja a negócios ou a lazer, alugue um carro na mais nova filial da Referência em Balsas, Maranhão! Faça a sua reserva online, aqui, no site. Se você preferir, pode entrar em contato direto com a loja pelo 0800 580 2673, ou com a nossa Central de Reservas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *