O Eco Driving, também conhecido como Slow Driving, reduz emissões de gases poluentes e ainda faz com que o carro consuma menos combustível, ou seja, não só é mais ecológico como também é mais econômico!
Mas o que é exatamente Eco Driving? E o que fazer para adotar um jeito mais “eco” de dirigir? Confira as respostas no artigo que preparamos a seguir!
Eco Driving – o que é?
Basicamente, é o uso de técnicas e comportamentos específicos pelo motorista, a fim de diminuir o consumo de combustíveis.
A ideia sustenta que uma condução mais suave, ou seja, frear e acelerar de modo mais suave, e ainda, otimizar a seleção de marchas nos carros com câmbio manual, é muito mais eficiente – sem contar que é mais sustentável!
Adotar o Eco Driving é mais simples do que você imagina!
Além da direção suave, há outros comportamentos que um motorista pode aplicar no dia-a-dia para ser mais “eco”, como tentar manter os pneus sempre calibrados, desligar o motor quando o carro estiver parado no trânsito e evitar andar com o carro entulhado de coisas desnecessárias, afinal quanto mais pesado o veículo, maior será a conta na hora de abastecer, bem como será maior a emissão de combustíveis fósseis.
Confira a seguir os principais comportamentos que você pode adotar para consumir menos combustível:
- A troca de marcha deve ser realizada com no máximo 2 500 rpm.
- Evite forçar as marchas!
- Mantenha uma velocidade constante.
- Ponto morto ou Banguela é mito! Não é seguro e ainda pode gerar danos custosos no veículo.
- A Direção Defensiva é um grande aliado do Eco Driving, pois o motor enfrenta menos esforço quando o motorista se atenta ao antecipar as suas ações. Afinal, quanto menos frenagens ou desvios bruscos, mais “eco” é a direção!
- Verifique semanalmente a calibragem dos pneus do seu carro.
- Mantenha a manutenção sempre em dia.
- Retire todo o peso desnecessário do seu carro
- Ar condicionado ligado? Só quando for realmente necessário!
Ainda em dúvida se funciona? Eco Driving em dados!
Para descobrir se a direção ecológica realmente funciona, a Trans Urban, uma organização que atua no Canadá, na Austrália e nos Estados Unidos, realizou um teste com 550 participantes. Ao longo do teste, 1.559 litros de combustível foram economizados, 3.600 kg de emissões de gases de efeito estufa não foram emitidos e 96% dos participantes relataram melhorias na direção. Ou seja, sim, faz diferença!
Um teste semelhante foi realizado pela Quatro Rodas, revelando que 40% pode ser economizado só com estas simples mudanças de hábitos na condução.