Não existe um tipo de câmbio melhor que o outro, mas, sim, o melhor tipo de câmbio para você. Ambos os tipos de câmbios possuem vantagens e desvantagens assim como cada um deles interfere, à sua maneira, tanto na sua experiência com o carro, quanto nos gastos com manutenção e consumo de combustível.
Leia com atenção os tópicos a seguir e descubra qual é o seu câmbio ideal!
Conforto
Ao dirigir um carro automático você mantém o pé esquerdo livre e não se preocupa com trocas de marchas, então, se você não dispensa conforto, o câmbio automático é a melhor opção.
Estrada
Um veículo com câmbio automático é indicado pelo conforto em qualquer ocasião, no entanto, o câmbio manual também é uma excelente opção para quem roda mais em rodovias do que em avenidas urbanas congestionadas, pois as trocas de marchas são bem menos frequentes nas estradas.
Vias urbanas
Principalmente para quem passa horas do dia no trânsito da cidade, deve-se considerar que há muito mais oscilações de velocidade, bem como paradas e partidas, devido aos semáforos, cruzamentos e engarrafamentos. Nessas situações, o câmbio manual pode acabar maltratando o seu braço direito por causa das constantes trocas de marcha. É pela facilidade e pelo conforto que o câmbio automático é o melhor aliado para os motoristas urbanos
Controle
Quem conduz o carro com câmbio manual é quem dá as regras do jogo, pois consegue ter mais controle da potência do veículo, com a vantagem de ter a liberdade de decidir o quanto de força o veículo deve exercer em cada cenário ou condição de solo como, por exemplo, vias não asfaltadas ou ladeiras.
Facilidade
A mecânica intuitiva não é a única facilidade do câmbio automático, ele também é fácil e conveniente para o dia-a-dia, pois sem a troca de marchas a única preocupação que o motorista terá durante o trajeto será em acelerar e frear o veículo.
Segurança
O câmbio automático só não é seguro se não estiver com a revisão em dia, já o câmbio manual tem uma usabilidade menos segura pois requer que o motorista tire frequentemente uma das mãos do volante. No entanto, é claro que ambos são seguros se forem usados adequadamente.
Custo com manutenção
Se não for utilizado com cautela, o câmbio manual poderá ser quebrado com mais frequência, o que sairá mais caro para o motorista. Porém, por mais que o câmbio automático quebre menos, se quebrar, o custo com a manutenção será alto.
Consumo de combustível
Um carro com o câmbio manual gasta até 10% de combustível a mais ao comparado com um carro automático do mesmo modelo, mas isso só acontece se o condutor souber controlar o consumo trocando a marcha no tempo certo. O sistema automático do câmbio não consegue ter um controle espontâneo da mudança de marcha, então, essa lentidão nas trocas de marchas interfere no volume de combustível que o veículo precisa para rodar.
_
O seu tipo de câmbio ideal é o manual ou o automático?
Independente de qual seja a sua resposta, a Referência tem o carro certo para você alugar. Confira!