O agro é tudo para o Brasil: é impossível falar da economia nacional atualmente sem mencionar a potência do agronegócio. Assim como, não se pode descrever a exportação brasileira sem incluir no relato os recordes da venda de soja e outros grãos no exterior, ou então, sobre as inabaláveis e contínuas posições nos rankings de maiores exportadores de carnes bovina, suína e de aves do mundo. 

E a noção de importância deste segmento para o nosso país só começa por aí! Por isso preparamos um texto especial contando um pouco mais sobre o Agronegócio e sobre a sua força e influência. 

Para começar, o que é o agronegócio?

O termo agronegócio é traduzido da palavra agribusiness, que é usada mundialmente para se referir a toda e qualquer atividade econômica associada à agricultura. 

Essas atividades são as mais conhecidas pelo senso comum como, por exemplo, empresas agrícolas e pecuárias, frigoríficos e moinhos. 

Ademais, também são considerados como componentes do agronegócio quem está indiretamente relacionado com a produção agrícola, como fabricantes de defensivos ou distribuidores, atacadistas e exportadores de insumos advindos da agropecuária.

Geração de empregos no Brasil

O nosso país sentiu muito a crise dos últimos anos, e o brasileiro sentiu na pele as consequências do desemprego. No entanto, o agronegócio vem na contramão desta crise. 

Segundo análise dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) realizada pela Forbes, em 2021 o agronegócio teve a maior geração de empregos na agropecuária nos últimos 10 anos. 

Só no ano passado foram criadas 140,9 mil novas vagas de trabalho. No ano anterior, 2020, o setor já havia liderado o ranking com a criação de 98,3 mil vagas de emprego. No segundo trimestre de 2022, 19,42% das pessoas ocupadas no Brasil estavam empregadas por empresas do agro. 

O Agro e o PIB brasileiro

Além da geração de empregos, o agro também é responsável por mais de um quarto da fatia do PIB brasileiro. 

Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, no ano passado o setor bateu recorde de participação do PIB, registrando 27,5% de todo o PIB. 

Para este ano de 2022, o Cepea estima que o agro registre aproximadamente 25,5% do total do PIB nacional. Números que provam a grandiosidade do setor!

O agronegócio brasileiro e o mercado internacional

O Brasil alimenta o mundo, e a prova disso é que o agronegócio bate recordes de exportação ano após ano, e está sempre no topo dos rankings de exportações de commodities. Separamos alguns exemplos disso: 

  • Representando 7,8% de toda produção mundial de grãos, o Brasil ocupa o 4º lugar do ranking de maiores produtores de grãos do mundo. 
  • Líder na exportação mundial de carne de frango desde 2004, o Brasil representa 35% do mercado mundial.
  • Além de também liderar o ranking de maiores exportadores de carne bovina no mundo, este setor pecuário bateu recorde de vendas no exterior neste ano de 2022.

Além disso, as vendas do agronegócio brasileiro para o mundo representam quase metade de todas as exportações nacionais. Não é por menos que o agro do Brasil é o setor com a maior influência na economia nacional, assim como também possui um papel fundamental na economia mundial.

_

A Referência é uma empresa parceira do Agro.

Quer saber como podemos te ajudar a solucionar a gestão de frotas do seu agronegócio? Fale com nossos consultores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *