Há várias cidades no Brasil cujo calor é tão intenso que é quase impossível dirigir em suas ruas sem o ar-condicionado ligado. Mas o maior problema não é na hora de rodar em dias de calor mas, sim, na hora de estacionar o carro, primeiro porque, infelizmente, é inviável deixar o ar ligado quando for estacionar o carro, segundo que, em dias de muito calor, normalmente as vagas com sombras são uma raridade. Dessa forma, depois de estacionar o veículo no sol, há sempre aquela experiência nada incrível de forno dentro do carro sem contar que o volante e os assentos ficam extremamente quentes. 

Isso ocorre porque, com a incidência da luz solar, a radiação infravermelha ultrapassa o vidro do carro que retém o calor desta radiação, assim o ambiente transforma-se em uma espécie de estufa, por isso a variação da temperatura registrada dentro do automóvel é muito mais alta em relação à temperatura externa. 

Se você passa frequentemente por essa situação, há algumas medidas que podem te ajudar como optar por carros mais claros, utilizar um tapa-sol no vidro da frente e uma toalha sob o volante sempre que for estacionar. No entanto, o mais eficiente em casos de muito calor no interior do carro após estacioná-lo no sol é seguir essas recomendações:

  1. Abra todas as janelas 
  2. Dê a partida no carro e comece a andar para que saia todo o ar quente que está no interior do veículo
  3. Suba os vidros e ligue o ar-condicionado

Muitos, ansiosos pelo frescor do ar-condicionado, vão direto ao passo 3, no entanto essa escolha impulsiva é menos eficiente, ou seja, vai demorar mais para resfriar o veículo e, além disso, não é econômico, pois demanda mais energia do carro.

_

Em busca de mais eficiência em seu dia a dia?

Alugue um carro na Referência Rent a Car e gaste a sua energia para colocar o seu sucesso em foco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *