O Volkswagen Gol é o carro mais vendido na história do setor automobilístico do Brasil. Há 40 anos o Gol é o queridinho do brasileiro e, desde 1980 até hoje, foram vendidos aproximadamente 6.421.447 unidades deste veículo.
Apesar da sua idade o histórico de boas vendas não ficou no século passado, segundo dados da Fenabrave, o Gol foi o automóvel com o maior número de vendas nos últimos 10 anos (2010 a 2019). Entretanto a venda do hatch mais popular da Volkswagen perdeu força e o modelo tem ganhado fortes concorrentes, principalmente nos últimos 5 anos.
Isso porque nos últimos 5 anos, até julho deste ano, só um carro liderava o ranking mensal do carro mais vendido no Brasil, o Chevrolet Onix, que desde 2012 já vendeu aproximadamente 1.210.933 unidades.
Ranking mensal de número de vendas de carros.
Atualmente a maior disputa maior entre as montadora acontece pelos primeiros lugares do ranking mensal de número de vendas de seus carros. Além disso, a liderança invicta do Chevrolet Ônix por 5 anos neste ranking acirrou ainda mais a corrida para alcançar o prestígio de vender mais e acabar com os dias de glória da GM.
Então, em julho de 2020, o Volkswagen T-Cross desbancou o Ônix. O SUV da VW vendeu quase 500 unidades a mais que o carro da GM, e conseguiu atingir essa meta de estar no primeiro lugar no ranking mensal, um feito histórico já que, foi, também, o primeiro utilitário esportivo nesta posição do pódio.
Só que a reação foi instantânea e em agosto tudo mudou, o Chevrolet Ônix voltou para o seu primeiro lugar, a Fiat Strada foi vice-campeã em vendas, enquanto o T-Cross já desceu para 5ª posição.
Sentiu a efervescência do setor automobilístico? Hoje todas as montadoras lutam mês a mês para produzirem o carro mais vendido do Brasil, por isso, será que o Gol continuará por mais quanto tempo sendo carro com o maior número de vendas no Brasil? Ou, a Ônix terá forças para continuar brigando com os carros concorrentes pelo primeiro lugar? Qual será o carro campeão de vendas em 2020? Essas perguntas só o tempo e os próximos rankings mensais irão nos responder, ou seja, nos resta acompanhar.