Araguaína é um dos mais importantes municípios do Tocantins e da Região Norte do país. O principal motivo é que os limites de Araguaína não só fazem parte da importante região de expansão da fronteira agrícola das regiões Norte e Nordeste, a extensão geográfica do MATOPIBA, como também é considerada a capital simbólica do MATOPIBA e a capital econômica do Tocantins.
Araguaína também é um estratégico e forte centro econômico que impulsiona o desenvolvimento regional. A cidade destaca-se pela produção de grãos e pela pecuária de ponta, sem contar que o agronegócio fomenta seu centro comercial varejista e atacadista bem como a agroindústria local.
Antes de Tocantins
Os primeiros colonizadores da vila, que antes se chamava livre-nos deus e depois Lontra, cultivavam para a si e para as suas famílias, até que lá foi implantado, e tornou-se predominante, a cultura do café. No entanto, não haviam vias terrestres para o transporte, motivo que dificultou o escoamento da produção e causou o abandono das lavouras de café.
Então, em 1958, decretou-se a criação do município de Araguaína e dois anos depois, com a construção da rodovia Belém-Brasília, a economia da cidade começou a crescer, atingindo um alto nível de desenvolvimento e tornando-se em menos de duas décadas a quarta maior cidade de Goiás, estado que fazia parte nesta época.
Araguaína também foi a maior cidade durante os primeiros anos do estado de Tocantins, que foi criado através da Constituição de 1988.
Censo populacional
Araguaína é a segunda cidade mais populosa de Tocantins e fica atrás só de Palmas. Segundo o IBGE (2019), estima-se 180.470 araguainenses.
Distâncias e acessos
Araguaína fica na região entre os rios Lontra e Andorinhas e entre os rios federais Araguaia e Tocantins, à distância de 393 km de Palmas, 1067 km de Brasília e de 1165 km de Goiânia. Além disso, a cidade é muito próxima dos estados do Pará e do Maranhão.
A cidade possui acessos por terra, pela rodovia federal BR-153 Belém-Brasília e pela Ferrovia Norte-Sul, e por ar, pelo Aeroporto de Araguaína.