Não à toa o ecoturismo tem ganhado a cena no Brasil, afinal são centenas de destinos para curtir esta modalidade de viagem e passeios no nosso país, entre eles há a tão famosa quanto esplendorosa Chapada dos Veadeiros.

Você é um amante do ecoturismo e quer conhecer este destino? Então, confira a seguir algumas dicas de roteiro!

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Patrimônio Mundial Natural pela Unesco desde 2001, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica no estado de Goiás, há aproximadamente 470 km de Goiânia. E está situada entre os municípios Cavalcante e Alto Paraíso, onde fica a sua entrada oficial.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros?

Lá não faltam trilhas para percorrer ou cachoeiras para se banhar.

As principais trilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros são a Travessia das Sete Quedas (23 km — 2 dias), Trilha dos Saltos (9 km — 4h a 6h), Trilha dos Cânions (10,5 km — 4h a 6h), Trilha da Seriema (0.8Km — 1h30). Cada uma tem seu nível de dificuldade, sendo que a Sete Quedas é mais desafiadora, a Trilha do Salto tem um nível de dificuldade mais elevado, já a Trilha dos Cânions possui um nível intermediário de caminhada, e a Trilha da Seriema é mais fácil e tranquila, perfeita para fazer com a família! E o que todas elas têm em comum? Todas são contempladas pelo cenário exuberante produzido pela fauna e flora do bioma cerrado, e por locais para banho, sejam rios e/ou cachoeiras.

Além das trilhas do Parque, o visitante da Chapada dos Veadeiros também poderá fazer os passeios nas Trilhas do Mirante da Janela (9 km — 3h a 5h) e do Vale do Rio Macaquinho (4 km — 2h a 3h).

Dentre as cachoeiras para conhecer e, é claro, se refrescar, sugerimos as Cachoeiras Almécegas I e II, Cachoeira Raizama, Cachoeira das Cariocas, Saltos do Rio Preto, Cachoeira do Segredo, Catarata dos Couros, Cachoeira dos Prata e a Cachoeira da Santa Bárbara.

Além destas quedas d’água, há o famoso — e imperdível — Vale da Lua, pedras esculpidas naturalmente pela água do rio ao longo de muitos anos, e que hoje se assemelha a um cenário lunar, bastante peculiar e futurístico. Faça, também, com que seus olhos encontrem outras paisagens surpreendentes no Mirante da Janela e no Jardim de Maytrea.

Onde se hospedar?

Cavalcante e Alto Paraíso são as cidades mais procuradas pelos turistas para estadia. Isso porque são cidades próximas às principais atrações da Chapada dos Veadeiros e, então, possuem a infraestrutura necessária para um ecoturismo confortável e hospedarias para todos os gostos.

Gastronomia da Chapada dos Veadeiros

O prato mais típico da região que envolve a Chapada dos Veadeiros é a Matula. Uma feijoada de feijão branco, com um tempero especialmente goiano, servido em folha de bananeira, com arroz, galinha caipira, mandioca e suas carnes. O restaurante que tradicionalmente serve este prato é o famoso Rancho do Waldomiro.

Há também outros restaurantes que oferecem outros pratos da comida tradicional goiana, assim como há também lanchonetes e pizzarias para quem prefere lanches mais comuns.

Como chegar até a Chapada dos Veadeiros?

Saindo de Goiânia, o melhor trajeto até Cavalcante-GO é seguindo via BR-10 e BR-60.

Clique aqui para conferir todas as etapas do caminho.

Saindo de Goiânia, o melhor trajeto até Alto Paraíso-GO também é seguindo via BR-10 e BR-60.

Clique aqui para conferir todas as etapas do caminho.

_

Alugue um carro em uma de nossas filiais em Goiânia e aproveite os seus passeios na Chapada dos Veadeiros com muito mais liberdade e conforto.

Fale já com a nossa Central de Reservas!