Você sabia que quando se explora os 5 sentidos das pessoas há uma grande chance de conquistar a atenção delas? No mundo dos grandes negócios isso é chamado de Marketing Sensorial, e é um conceito que pode ser adaptado para o universo dos motoristas de aplicativos como uma estratégia para converter em boas avaliações e melhorar a pontuação das notas nos aplicativos. 

Ao agradar os 5 sentidos do passageiro cria-se uma atmosfera subjetiva ideal, que é capaz de estabelecer um vínculo emocional dele com o momento da corrida. Caso bem executado, tal conexão do passageiro com a experiência pode ser tão valorosa que ele, sem se dar conta de que foi motivado por sensações e sentimentos, irá dar uma boa nota, e, ainda, fazer elogios junto a avaliação. Isto é, uma tática que é muito mais eficaz do que uma solicitação direta ao passageiro para que ele te avalie bem.

Confira, a seguir, quais são esses 5 sentidos, e nossas dicas de como você pode utilizá-los ao seu favor durante as corridas e encantar os seus passageiros.

Olfato 

O olfato é o sentido que faz com que nós consigamos sentir aromas no ar.

Além de manter o seu veículo sempre limpo, você pode estimular positivamente o olfato dos seus passageiros, utilizando aromatizadores especiais para carros. Existem vários tipos no mercado, então recomendamos que você procure sair do lugar comum para se diferenciar, mas, cuidado, evite investir em aromas fortes para não causar o efeito contrário em seus passageiros.

Paladar 

O paladar é um dos 5 sentidos que nos dá a capacidade de sentir os sabores na boca, que podem ser doces, amargos, azedos e umamis.

Em uma corrida você pode agradar o paladar seu passageiro oferecendo balas e águas saborizadas. Novamente, procure se diferenciar na seleção das balas que você terá em seu carro, opte por balas locais e sabores que possam remeter ao passado do passageiro, ou então balas toffe que passam a sensação de exclusividade. 

Enfim, seja criativo na hora de brincar com esse sentido, mas não deixe de oferecer o básico que é a boa água sem gás e a bala de menta, que são neutras e satisfazem todos os paladares.

Visão

A visão é o que nos dá a possibilidade de enxergar e observar tudo o que está a nossa volta. A partir deste sentido conseguimos identificar cores e a intensidade da luz, então, para cativar o seu passageiro a partir da visão você pode optar por carros com um design distinto que o encante, seja pelo visual externo, seja pelo espaço e iluminação no interior. 

Lembrando que um carro limpo e organizado também são fatores que estimulam a visão dos passageiros.

Tato

Quando tocamos qualquer objeto, sentimos a textura dele, e isso só acontece pois nós possuímos o sentido do tato.  

Pensando na questão de toque, textura e aconchego, para estimular o tato do passageiro você deve optar por um bom estofamento dos bancos do carro que usará para fazer as corridas do aplicativo. 

As sensações térmicas também fazem parte do tato, então, outra forma de cativar através deste sentido é sempre perguntar e se adequar à temperatura mais agradável e confortável para os seus passageiros durante as viagens.

Audição

Nada como a música certa, no volume apropriado – há também aqueles que preferem o som do silêncio. Não há ferramenta melhor para criar uma atmosfera de sensações que possam criar uma conexão do seu passageiro com o momento da corrida, que o sentido da audição.

Para provocar essa associação subjetiva sempre pergunte ao passageiro qual é a rádio ou o estilo de música que ele prefere, e em qual volume ele quer ouvir. E, se por acaso começar a tocar a música favorita dele é só aumentar o som e se divertir junto!

_

Motorista de aplicativos, na Referência você conta com condições especiais para locação de veículos. 

Fale com a nossa central de reservas e conheça nossos pacotes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *