Quem já tirou a carteira de motorista no Brasil sabe que é proibido dirigir alcoolizado ou conduzir um veículo à noite com os faróis desligados, no entanto, se você vai rodar em outro canto do mundo deve ficar atento às leis locais, pois muitas vezes elas não são nada universais, ou seja, aos nossos olhos podem parecer super esquisitas!
A começar que na Rússia ou na Romênia, um carro muito sujo não pode circular entre as avenidas, ou seja, lá vale mais a pena investir em lavagens regulares do que pagar uma multa alta.
As leis russa e romena são mais rígidas do que estranhas, diferente da Lei no Alabama, nos Estados Unidos, onde é proibido dirigir com os olhos vendados. Imagine quantas pessoas dirigiram com os olhos vendados para que fosse preciso criar essa lei?
E, se no Alabama não se pode vendar os olhos, em Cingapura você deve ter olhos de lince, pois lá o veículo deve manter 50 metros de distância dos pedestres.
Ah, e no mundo não há só proibições, como há, também, permissões esquisitas. Em Glendale na Califórnia, por exemplo, é permitido saltar de um carro para outro com o veículo em movimento, mas só com os veículos alinhados e mantendo a velocidade inferior 104 km/h – como se tais determinações deixassem essa peripécia mais segura.
Também nos Estados Unidos, outra permissão inusitada: no estado de Massachusetts, há uma lei que permite passear com um Gorila dentro do carro, mas só se ele sentar no banco do passageiro. Excêntrico e engraçado, não é?
Porém, no Japão não tem essa de brincadeiras, não! Os japoneses levam o trânsito tão a sério, que tem até uma lei que proíbe e multa os espirituosos que, em dias de chuva, passam em poças d’água e molham os pedestres.
Mais certinho que isso só na Espanha, onde algumas cidades são tão perfeccionistas na organização que nos dias pares só é permitido estacionar no lado da rua onde ficam as casas de numeração par e nos dias ímpares, o estacionamento na rua é só no lado das casas de numeração ímpar. E quem descumprir leva multa!
_