Que o brasileiro é criativo todo mundo sabe mas, enquanto pensa-se que aqui impera a famosa arte da gambiarra, há gênios inventando utilidades para o cotidiano e para a ciência humana, aliás, poucos sabem que os pais de grandes invenções, como o Câmbio Automático, vivem, viveram ou nasceram no Brasil. Continue lendo este artigo para descobrir quais são essas invenções de brasileiros que mudaram o mundo.
Coração artificial
Uma invenção brasileira muito relevante para a área da saúde é o coração artificial, que substitui as duas câmaras inferiores do coração, chamadas de ventrículos. O invento foi concebido pelo engenheiro mecânico Aron de Andrade, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e já salvou a vida de muitos pacientes com problemas cardíacos.
Identificador de chamadas
A famosa Bina também foi uma criação de um brasileiro, o Nélio José Nicolai. Nélio era eletrotécnico e construiu um aparelho que identifica a origem das ligações telefônicas. O identificador de chamadas foi batizado de Bina por causa da simples lógica de comunicação onde B identificaria o número de A, e, pela sua funcionalidade, a invenção brasileira logo rompeu fronteiras e em, pouco tempo, se espalhou pelo mundo.
Escorredor de arroz
O escorredor de arroz foi outra utilidade cotidiana inventada no Brasil, desta vez por uma brasileira: Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich. Farta de ter que desentupir a sua pia dos arrozes que caiam no ralo toda vez que os lavava, Therezinha engendrou (em 1959) um utensílio que acabava com o seu problema e de tantas outras donas de casa da época. Pouco tempo depois o seu invento começou a ser comercializado e até hoje é indispensável nas casas brasileiras, tanto quanto é obrigatório o tradicional feijão com arroz na mesa de almoço.
Walkman
Depois anos de brigas judiciais o Walkman foi reconhecido não como uma invenção da Sony mas, sim, do alemão naturalizado brasileiro Andreas Pavel. Ele tinha apenas 27 anos quando inventou o primeiro aparelho de som portátil, e o batizou de stereobelt, pouco tempo depois conseguiu também patenteá-lo. Na época várias grandes empresas de eletrônicos rejeitaram a ideia de produzir o stereobelt, quando em 1979 a Sony começou a produzir o mesmo aparelho com o nome de Walkman e sem reconhecer que Pavel era o pai da invenção. Andreas Pavel e a Sony só entraram em acordo sobre indenização, royalties e sobre quem realmente havia inventado o Walkman – ou o stereobelt – anos depois, em 2003.
Câmbio automático
O projeto e o protótipo do câmbio automático foi criado pelo engenheiro mecânico José Braz Araripe, em 1932. O engenheiro vendeu o modelo de sua invenção para a General Motors e 6 anos depois a montadora começou a produzir o primeiro carro hidramático.
Relógio de pulso
Apesar de ser conhecido nacionalmente como o pai da aviação, Alberto Santos Dumont não é reconhecido mundialmente como tal pois os americanos irmãos Wright contestaram a invenção do avião e ganharam a fama. No entanto, Dumont pode tirar valia de outro projeto seu, o relógio de pulso. Ele o inventou para cronometrar o seu tempo de vôo com mais precisão, já que na época os relógios ficavam dentro dos bolsos.
_
Saiba mais.
A inovação no segmento de locação de veículos e terceirização de frotas fazem parte dos pilares da nossa empresa, é por isso que possuímos um sistema de rastreamento em nossa frota e estamos sempre atualizando nossos carros. Essas são só algumas das práticas que fazem parte da nossa busca contínua por soluções tecnológicas, tanto para aprimorar o nosso atendimento, quanto para melhorar a experiência dos nossos clientes.