Considerando a pandemia que está passando o Brasil e o mundo com o coronavírus, muitas pessoas estão trabalhando e cuidando dos filhos no mesmo ambiente – em casa.
Embora a tecnologia tenha facilitado a comunicação e o desempenho de diversas atividades vinculadas ao trabalho, é muito difícil manter a produtividade no home office, principalmente quando se tem filhos pequenos precisando da sua ajuda com tarefas e demais atividades diárias desenvolvidas em casa. Adicionalmente, é muito difícil para uma criança entender que naquela hora que você está trabalhando e que ela não pode interromper o seu trabalho.
Pensando em facilitar a sua vida, elaboramos uma pequena lista de dicas para você adotar durante este período de trabalho remoto e ganhar produtividade.
- Tenha um horário de trabalho pré-determinado
É essencial a existência de horário de início e término da jornada de trabalho, caso contrário, você não será produtivo com o seu trabalho e também não terá tempo para cuidar dos seus filhos ou das demais atividades que a casa demanda. Assim, compartilhar um calendário com toda a família os seus horários de trabalho e os horários das atividades da casa de cada um é de extrema importância para manter a sua casa e a sua rotina mais organizada. Seguindo essa dica você ganha em foco e como consequência mais produtividade.
- Não deixe de fazer atividades físicas e ter uma alimentação saudável
Mantenha em seu calendário um horário pré-estabelecido para fazer exercícios físicos. O exercício físico é excelente para a concentração e para a inteligência emocional, ou seja, é um hábito essencial para este momento de crise, pressão e medo que toda a sociedade está enfrentando com a pandemia. Incluindo isso na sua rotina, você melhorará o seu humor e a sua produtividade durante este período de confinamento e de mudança radical no cotidiano de sua família.
Adicionalmente, cuide da sua alimentação para evitar o mau estar durante o dia a dia e para manter a sua saúde.
- Tenha um local de trabalho adequado
O seu ambiente de trabalho deve ser organizado, adotando as características de um escritório. Mantenha ao seu alcance todos os materiais que precisa e, se possível, tenha fones de ouvido para participar de vídeo conferências, uma impressora, e qualquer outro material que está acostumada a usar no seu dia a dia de trabalho. Jamais caia na tentação de trabalhar sentada no sofá ou próximo à televisão. É melhor deixar um tempo do seu dia para relaxar, tendo intervalos a cada determinado número de horas, do que se enganar e sentar no sofá achando que a sua produtividade será a mesma do que quando está trabalhando em uma mesa, com a devida claridade, material necessário, e porta, se possível, fechada, para eliminar eventuais distrações ou barulhos.
- Tenha intervalos
Conforme citado acima, tenha intervalos pré-determinados para garantir a comunicação com seus filhos e recarregar a sua energia. Desta forma, todos utilizam o mesmo período para conversar, almoçar, dar uma caminhada, ou tratar de qualquer outro assunto relevante para a família.
- Faça um lista da atividades que executará a cada dia
Tenha uma lista diária das suas atividades para constatar se você está sendo produtiva ou não. Ao final de cada dia, já faça a lista para o dia seguinte. Mantenha as suas expectativas de forma realista e levando em consideração que, trabalhando em casa, há atividades adicionais que não existem no ambiente de trabalho em escritório.
Enfim, esta lista não é exaustiva, mas ajuda a você adotar pequenas atitudes que fazem a diferença no resultado atingido no final do dia e na produtividade, tanto no trabalho quanto em casa. Neste momento de pandemia, o mais importante é cuidar da sua saúde e das pessoas que você mais ama – a sua família. Diante disso, produtividade está correlacionada com a qualidade de vida e, para isso, é essencial pequenos ajustes e disciplina.