No século 2 a.c., Jerusalém e tudo ao seu redor era governado pelos selêucidas (sírios-gregos), que de forma abrupta forçavam os outros povos a seguir suas crenças, valores e cultura. Não foi diferente com o povo judeu que, na época, foi proibido de praticar a religião monoteísta, teve o Templo Sagrado tomado e ficou impossibilitado de gerar óleo para manter a chama da Menorá (candelabro sagrado do Templo) acesa.

Hanukkah – que significa dedicação – é uma celebração judaica muito especial que comemora a retomada de Jerusalém e do Templo, liderada por Yehuda, o Macabeu. Também comemora-se o milagre da jarra de óleo achada no templo após a vitória do povo judeu, cujo conteúdo só seria o suficiente para 24h de fogo aceso, no entanto, surpreendentemente, a chama ficou acesa por oito dias consecutivos, tempo suficiente até que um novo óleo pudesse ser preparado para tal rito. Por causa deste milagre, que Hanukkah também é conhecida como a “festa das luzes”.

As luzes

Em todas as 8 noites da celebração de Hanukkah há o acendimento das velas da Hanukkiah (candelabro de 9 braços). Sempre com uma prece, primeiro é acendido o shamash (a vela atendente) e depois a quantidade de velas que equivale ao dia da festa, isto é, no primeiro dia acende-se o shamash e mais 1 vela, no segundo dia acende-se o shamash e mais 2 velas, e assim por diante. Na oitava e última noite de Hanukkah, todas as oito velas, mais o shamash são acesas. 

O óleo

Além das luzes, em Hanukkah celebra-se a simbologia do óleo com uma ceia de alimentos fritos como os sufganiot – sonhos doces – e latkes – panquecas fritas feita a base de batatas. 

A família e as crianças

Em muitas festas judaicas há costumes com o propósito de reunir a família e passar as tradições adiante. É por isso que em Hanukkah as crianças brincam de Sevivon, que é um pião de 4 lados com as letras hebraicas nun, gimmel, hei e shin, que são as primeiras letras de da frase “nes gadol hayá sham” – que em português se traduz para : “um grande milagre aconteceu ali”.

_

Independente da crença, as festas de final de ano são perfeitas para reunir a família, não é?! Então, que tal alugar um carro na Referência para encurtar as distâncias? Fale com a nossa central de reservas e conheça nossos pacotes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *