A segurança no trânsito nem sempre depende de nós mesmos, mas fazer a nossa parte já faz uma enorme diferença. Seja para evitar que algo aconteça com você, seus passageiros, ou para não se encontrar envolvido em uma situação de acidente que possa machucar outras pessoas.
Vai alugar um carro na Referência, trabalha como motorista de aplicativo, ou já tem seu carro próprio? Então confira e anote as nossas dicas a seguir — seja um bom exemplo de motorista, por um trânsito mais seguro!
Uso de cinto de segurança
Você sabia que em caso de acidentes, não usar o cinto de segurança, é uma decisão que pode aumentar em 4x mais as chances do motorista e/ou passageiros sofrerem lesão? E que seu uso reduz até 45% de lesões graves em quem está no banco dianteiro, 75% dos passageiros do banco traseiro de um carro envolvido em acidente?
Sim, não à toa que “use sempre o cinto de segurança” é o lema mais famoso e importante dos motoristas conscientes, mas como vimos nas estatísticas não basta o motorista usar, ele também deve ser o responsável por orientar que seus passageiros também utilizem este item de segurança!
Atenção motorista: mantenha o foco
Está dirigindo? Então não se perca em distrações, mantenha o foco na condução do veículo e evite situações de acidentes!
E quando falamos de distrações estamos incluindo todas elas no rol. Desde as que parecem mais brandas, como fazer um lanchinho, se hidratar, fumar e ouvir música alta, até as que já temos conhecimento de serem as maiores vilãs da segurança no trânsito, como o uso de celular e a mistura de ingestão de bebidas alcoólicas com a direção.
Aliás, reforçando: um motorista consciente nunca mistura bebida com direção!
A pressa é inimiga da direção!
Não deixe que a pressa ponha você e outras pessoas em risco!
Pegar um baita trânsito que não estava nos seus planos, estar atrasado para um compromisso, conduzir passageiros que estão atrasados, enfim, são inúmeras as situações que um motorista pode se encontrar com pressa. No entanto, agir de maneira imprudente como “costurar” carros no meio do caminho e/ou infringir a velocidade máxima permitida não são estratégias seguras para você chegar pontualmente em seu destino.
Para não passar por nervosismos envolvendo a pressa no trânsito siga nossas dicas:
- Antes de sair para seus compromissos acesse os aplicativos de mapas e confira se haverá trânsito em seu trajeto e evite o stress de ficar parado!
- Calcule seu tempo de rota e programe-se para sempre sair na hora certa.
- Motorista de aplicativos, oriente seu passageiro que você fará o possível para ele chegar em tempo no destino final, e que pela segurança de todos não agirá com imprudências.
Antecipe-se
Esteja atento e sempre um passo antes dos riscos possíveis em cada tipo de situação no trânsito, especialmente em condições adversas. É por isso que uma das melhores ações que um motorista pode praticar, é manter a distância adequada dos outros carros, pois assim ele conseguirá ter tempo e espaço suficientes para reagir em caso de acidente.
Segurança do motorista
Não raro vemos notícias de assaltos, roubos e outras violências no trânsito que podem prejudicar a segurança do motorista, felizmente há algumas dicas de como se proteger e se esquivar desses crimes.
- Evite dirigir com os vidros totalmente abertos e nunca exponha relógios, joias ou celulares perto de janelas abertas. Se você é motorista de aplicativos, oriente seus passageiros destas condutas!
- Crie o hábito de se locomover por rotas que você já conheça, e opte por estacionar o carro em ruas ou que sejam movimentadas e/ou bem iluminadas caso já esteja tarde. O mesmo vale para embarque e desembarque de passageiros.
- Após sair do carro, assegure-se se realmente trancou o carro e fechou todas as janelas.
- Evite deixar itens de valor dentro do veículo. Roupas, bolsas, carteiras e celulares podem chamar a atenção de ladrões.
- Por mais certo que você possa estar, não puxe brigas no trânsito. Nunca se sabe quem está por trás do outro volante, nem como ele pode reagir!
Motorista saudável, trânsito seguro!
Sonolência, fraqueza, irritação, fome, nervosismo, tristeza, condição psicológica abalada, são fatores que podem contribuir para más atuações do motorista no trânsito.
Por isso, antes de entrar em um carro pergunte e responda com a maior sinceridade para si: “estou me sentindo bem para dirigir?”
Afirmativo ou não, tome a melhor decisão pela sua segurança e de todos!
Visibilidade
Os olhos do motorista consciente devem estar sempre com livre acesso à visão da pista e a de todos os espelhos! Então, se você passar por condições adversas de visibilidade, e conseguir se adequar a elas — isto é, se os faróis do carro não vencerem a neblina ou a escuridão, ou se óculos escuros e para-sóis não forem suficientes para barrar a luminosidade extrema contra seus olhos —, escolha parar o carro e aguarde até conseguir enxergar com mais clareza.
_
Segurança é sua prioridade? A nossa também!
Na Referência, os locatários contam com um Suporte 24h, em qualquer dia da semana, e carros com a revisão e manutenção em dia. Tudo para que você tenha a sua melhor e mais tranquila experiência com seu veículo alugado.
Alugue um carro na Referência.