O preço dos combustíveis aumentou e agora não tem jeito, precisamos aprender a economizar. A boa notícia é que bastam pequenas mudanças de atitudes e hábitos para fazer com que o seu carro consuma menos combustível. 

Para saber mais, confira as nossas dicas a seguir!

Rotas estratégicas

Estude bem os seus caminhos antes de sair de casa, e planeje as suas rotas! 

Não basta escolher os atalhos mais curtos, você também deve optar por rotas que tenham menos intensidade de tráfego nos horários em que você precisa se locomover. Isso porque, as frequentes frenagens no trânsito fazem com que o seu carro gaste mais combustível.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, você deve priorizar dirigir em vias em que haja a possibilidade de alcançar o maior número de sinais verdes, a partir do controle de velocidade. Assim, evita-se o “para e anda” que exige bastante energia do seu motor. 

Além disso, o terreno em que você percorrerá seus caminhos é outro fator que deve ser levado em conta na hora de planejar a sua rota, dado que, quando há muitas ladeiras para subir, há a trocas de marcha em excesso, que é, também, uma das causas do aumento de consumo de combustível pelo veículo.

A direção defensiva é amiga do seu bolso…

Já vimos que tirar o veículo de seu movimento (frenagem) e dar novamente a moção a ele (aceleração), é uma dinâmica física que consome muita energia do carro e que, portanto, se é uma ação realizada com uma certa regularidade, pode afetar bastante no gasto com combustível. 

Então, permanecer-se presente na sua ação de dirigir, ampliar a sua visão do trânsito e manter a distância dos outros veículos, são excelentes táticas para que você consiga se antecipar e evitar acidentes, bem como as tais frenagens bruscas, desnecessárias, e que podem ser bem caras no final das contas.

… e a pressa é a inimiga!

Alcançar sem pressa a velocidade, após parar o carro em semáforos e cruzamentos, e depois mantê-la constante, é algo que exige menos trocas de marcha e, novamente, faz com que você realize menos frenagens, bem como diminui a rotação do motor – fatores que colaboram muito para a economia de combustível!

Sinta o vento no rosto

Rodar por aí sentindo o “geladinho” dentro do carro pode ser algo bastante prazeroso, sim. No entanto, pode ser a origem do peso na consciência e no bolso na hora de abastecer, já que o ar-condicionado é um dos acessórios que mais exige energia do motor. 

Então, nada melhor que andar com as janelas abertas, sentir o vento no rosto junto com a sensação boa de estar economizando, não é? 

Manter o carro bem cuidado tem suas recompensas

Estar com o carro sempre em ordem é muito mais que um capricho, é fundamental para a sua segurança e é um bom hábito que se reverte em economia de combustível. Isso porque, mesmo pequenas imperfeições – filtros entupidos, alinhamento e balanceamento irregulares, ou a necessidade de trocar peças e pneus – podem fazer com que o motor trabalhe mais, o que, consecutivamente, faz com que ele também “beba mais”. 

Dirija carros econômicos na sua rotina

Se, na sua rotina, você roda bastante com um carro grande, tipo SUV, ou então, com um automóvel que já está defasado, você deve estar gastando bastante com combustível.

Então, está na hora de pensar em um plano B: alugar ou assinar um carro econômico para você dirigir no seu dia-a-dia é a melhor dica para gastar menos com combustível, sem necessariamente precisar trocar o seu carro atual. 

_

Quer economizar? 

Além de ter à sua disposição veículos novos, econômicos, e com a manutenção e revisão em dia, na Referência você também conta com pacotes especiais e descontos para você alugar ou assinar o carro certo para o seu dia-a-dia, e para a sua economia.
Fale agora mesmo com a nossa central de reservas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *