São Paulo é considerada a maior cidade do Brasil e o centro econômico, financeiro e cultural da América Latina. E por trás de sua selva de pedras e arranha-céus que se acomodam grandes e importantes empresas, há também muita história.
Se você visita a cidade com frequência para trabalhar ou para curtir, ou simplesmente adora “Sampa”, não pode deixar de ler este texto que preparamos sobre a tão grandiosa e adorada cidade de São Paulo.
Economia
Considerada como um dos maiores centros financeiros do Brasil e do mundo – 10º maior PIB mundial e sede das principais bolsas de valores da América Latina, dentre elas a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP).
População e Imigração e Cultura
São Paulo é a 8.ª cidade mais populosa do mundo, sendo que em 2019 a sua população foi estimada em aproximadamente 12 milhões de habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísca (IBGE).
A imigração para a cidade de São Paulo foi marcada com a vinda de imigrantes de toda Europa e Ásia, principalmente, da Alemanha, Itália, França, Israel, Líbano, Japão e outros países. Assim, São Paulo é uma cidade cosmopolita e altamente influenciada pela imigração e diversidade existente, onde culturas, religiões e tradições diferentes aprenderam a conviver de forma harmônica.
Os alemães trouxeram a música clássica e chegaram em São Paulo e ocuparam, inicialmente, o bairro de Santo Amaro. Os italianos trouxeram a ópera e o canto lírico, bem como as artes plásticas, com influência de Alfredo Volpi e Victor Brecheret no movimento modernista. Os árabes vieram e trouxeram a sua grande influência no comércio, vendendo as mais variadas roupas, tecidos, jóias e outros produtos populares. Os japoneses vieram no início do século XX, atraídos pela lavoura e plantações de café, sendo que a maior população de origem japonesa fora do Japão se encontra nos Estados de São Paulo e Paraná.
Adicionalmente, diversos clubes esportivos foram fundados pelos imigrantes. Os libaneses fundaram alguns clubes esportivos como o Monte Líbano e o Clube Homs. Já o Esporte Clube Sírio foi fundado por sírios, e o clube Hebraica foi fundado por judeus. Os italianos constiutíram a Sociedade Esportiva Palmeira, o Espéria e o Juventus. Os alemães constituíram o Clube Pinheiros, e os portugueses criaram a Associação Portuguesa de Desportos.
Além dos clubes esportivos, os imigrantes trouxeram uma culinária rica, o que possibilitou que São Paulo seja conhecia mundialmente por sua gastronomia internacional e diversificada.
Marcos culturais
São Paulo também se destaca pela cultura, e conta com importantes parques, museus, monumentos e eventos nacionais e internacionais de relevância mundial. Historicamente, São Paulo sediou os principais marcos culturais brasileiros, como a I Semana da Arte Moderna, em 1922, e a Primeira Bienal Internacional de São Paulo, em 1951.
Dentre os principais museus, monumentos e parques, vale a pena conhecer o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, a Pinacoteca, o Instituto Tomie Ohtake e o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MASP, o Jardim Botânico de São Paulo, e a Avenida Paulista.
Atualmente a cidade ainda conta com eventos de grande relevância como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, a São Paulo Fashion Week e a Parada do Orgulho LGBT.
Assim, se você vier para São Paulo, aproveite para conhecer um pouco mais da nossa rica cultura e não deixe de alugar um carro com a Referência.
Conheça a nossa filial na cidade de São Paulo.