Quando nada ou muito pouco falava-se sobre carro elétrico no mundo, aqui no Brasil, em 1974, a Gurgel Motores lançou o primeiro automóvel elétrico desenvolvido na América Latina, o Gurgel Itaipu E150. 

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Homônimo da grandiosa usina hidrelétrica no Paraná, o Itaipu E150 era um veículo pequeno e minimalista, tinha a capacidade para dois passageiros e atingia somente 60km/h. Um dos motivos da baixa velocidade era o peso do veículo: 460 kg – sendo que 320kg era só das baterias. Outra característica do Itaipu, era que demorava cerca de 10h para carregar toda a sua bateria e, com carga total tinha a autonomia de 60 a 80 quilômetros com carga total.

Diferente de Elon Musk, que lançou pontos de recarga nas estradas e vias quando lançou o Tesla, a Gurgel Motores não conseguiu fazer vingar o seu Itaipu por conta da baixa autonomia e desempenho do carro. Consequentemente, só foram produzidos protótipos do Itaipu E150 – no total foram somente 27 protótipos.

Itaipu E400

Mas a história não acaba aqui, pois o Itaipu E150 serviu de base para o Itaipu E400. Este sim, foi o primeiro carro elétrico produzido em série no Brasil – entre os anos de 1981 e 1982. Diferentemente do E150, o E400 tinha uma autonomia maior (127 km sem recarga) e não era nada minimalista pois era um furgão, aliás, por ser elétrico, este Itaipu era um furgão extremamente silencioso. 

No entanto, apesar de ter sido um veículo para deslocamento em vias urbanas, o seu desempenho também não era nada entusiasmante, sua velocidade máxima era de 80 km/h. 

Gurgel Motores S/A

Para quem é da nova geração e não conheceu, a Gurgel Motores foi a primeira montadora de veículos 100% brasileira e por trás desta empresa, e da ideia inovadora do carro elétrico, estava o engenheiro, vanguardista na fabricação de veículos e grande defensor da eletricidade, João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, cujo sonho era produzir um automóvel nacional que pudesse concorrer com as montadoras multinacionais. 

Infelizmente a Gurgel não conseguiu concorrer com as multinacionais quando o Governo Collor realizou a abertura de mercado automotivo e teve que fechar as portas em 1996. Mas, mesmo assim, o seu feito como marca e indústria automobilística pioneira na produção dos carros elétricos ficará para sempre marcado na história.

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