Nos últimos anos, trabalhar com aplicativos de transporte virou uma grande oportunidade para quem busca uma renda extra, e central para quem ficou desempregado na crise. No entanto, a função do motorista de aplicativos ainda é muito nova e nem todos compreendem como podem tirar do serviço de carona um valor que se assemelha ao recebido nos antigos empregos.
Pensando nisso, separamos algumas dicas e recomendações de como você, motorista de aplicativos, pode manter o seu estilo de vida ou alcançar seus objetivos financeiros estabelecendo metas e estratégias de organização.
Escolha seus objetivos e aplique metas
Ao optar por trabalhar para você mesmo, determinar e cumprir metas tornam-se primordiais, não só para você alcançar os seus objetivos, como também, para melhorar a sua produtividade e organização.
Logo, se o seu objetivo é manter o mesmo estilo de vida que você tinha com o seu antigo salário, ou então, fazer uma renda extra para juntar dinheiro e realizar algum sonho de consumo – como adquirir a casa própria, viajar ou fazer uma graduação -, estipule uma meta diária adequada para a sua rotina. Para tanto, faça uma estimativa da quantidade de corridas/dia que você precisa fazer em um determinado período, que seja o suficiente para você juntar o capital necessário e completar o seu objetivo.
Estratégias de organização
Um dos grandes benefícios de ser motorista de aplicativos é a flexibilidade de horários, no entanto, sem organização você não consegue tirar o melhor proveito dos seus dias de trabalho. Então, observe, estude e sempre converse com seus colegas de profissão para interpretar quais são os melhores horários e locais para você fazer as corridas na sua cidade e defina um compromisso de horários consigo mesmo.
Portanto, se você chegar à conclusão que as melhores viagens estão, por exemplo, na região central, entre as 4h30 e 10h das manhãs de segunda a quinta, seja honesto com seu planejamento: esteja lá com antecedência e só saia para as suas horas de folga quando conseguir bater a sua meta.
Se esforçar é importante, mas alguns esforços são em vão. Não corra atrás de corridas com preço dinâmico, elas podem desaparecer durante o seu trajeto até elas. Nem saia dirigindo atrás de passageiros, você desgastará o carro e consumirá gasolina à toa. Novamente, passe a notar e anotar quais são os bairros e horários dos preços dinâmicos na sua cidade, e crie o hábito de observar o funcionamento dos horários de pico de onde você mora, bem como, quais são os melhores horários para se posicionar em rodoviárias, hotéis e aeroportos. Ah, e fique sempre ligado na agenda cultural local, pois shows e eventos sempre dão boas corridas.
Entenda a importância do seu novo ofício
Principalmente se você tornou-se motorista de aplicativos porque perdeu um bom emprego ou porque a sua área perdeu força durante a recessão no país, compreenda que você participa de uma transformação histórica da economia e da mobilidade. Afinal, os aplicativos de transportes, juntos a seus parceiros, são os grandes representantes da economia colaborativa e dos novos hábitos de uma sociedade mais moderna e conectada.
Além disso, é importante assimilar que, além do seu papel histórico, o seu trabalho como condutor é super importante e faz diferença para as pessoas que demandam a locomoção que você pode oferecer.
_
Em busca da sua independência financeira como motorista de aplicativos?
Na Referência você conta com condições especiais para locação de veículos.
Fale com a nossa central de reservas e conheça nossos pacotes!